8 visualizações

Audio:

Pular café da manhã pode ser pior para o seu coração Publicado em: 10/10/2017
  • Categoria: OUTUBRO

 Pular café da manhã pode ser pior para o seu coração

 

Estudo mostra que pessoas que não consomem um bom café da manhã estão mais propensas a acumular gordura nas artérias

 

Por Ana Laura Prado access_time 10 out 2017, 15h49 - Publicado em 10 out 2017, 14h49 more_horiz

São Paulo – Quem tem o costume de pular o café da manhã ou comer “qualquer coisinha” nesse horário deve ficar atento: essas condições podem estar relacionadas a um maior acúmulo de gordura nas artérias.

 

A conclusão é de um estudo de hospitais e instituições espanholas publicado no Journal of the American College of Cardiology (JACC).

 

Nele, foram analisados os hábitos e a saúde arterial de cerca de 4 mil voluntários com idades entre 40 e 54 anos. No caso da alimentação, foram levados em conta os relatos dos 15 dias que precederam a pesquisa.

 

Enquanto 27% dos entrevistados consumiam um café da manhã reforçado, equivalente a mais de 20% das calorias diárias, a maioria (70%) consumia uma refeição de baixo nível energético (entre 20% e 5% das calorias diárias).

 

Os outros 3%, por sua vez, pulavam a refeição ou consumiam níveis muito baixos de calorias (abaixo de 5%). O hábito de tomar apenas um suco de laranja ou um café preto, por exemplo, foi incluso nessa categoria.

 

Ao comparar os resultados com os dados relativos à saúde arterial, a pesquisa concluiu que essa última parcela apresentou maiores índices de aterosclerose não coronária e aterosclerose generalizada – condição em que ocorre o acúmulo de gordura nas paredes das artérias, configurando um fator de risco para doenças cardiovasculares.

 

Apesar da relação, o estudo observou que os participantes que pularam a refeição também se mostraram mais propensos a serem fumantes e terem um estilo de vida alimentar menos saudável – com alto consumo de calorias e proteína animal, por exemplo.

 

A pesquisa, portanto, não necessariamente estabelece uma relação de causa e efeito entre a ausência da refeição e a má saúde arterial.

 

Apesar disso, os resultados mostram uma possível relação entre o hábito de não consumir um bom café da manhã a outros hábitos prejudiciais à saúde.

 

Fonte: https://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/pular-cafe-da-manha-pode-ser-pior-para-o-seu-coracao/

Faça seus comentários sobre está notícia

Últimos comentários

 
 
     
   
     
Publicidade:
© 2013 Atlantis News - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Novos Ventos Sistemas