Como preparar uma carta de apresentação
10/1/2015 10:31:07
 

 Como preparar uma carta de apresentação

 

 

 

Especialista ensina quais informações devem constar no documento ao se candidatar a uma vaga

 

 

O que dizer em uma carta de apresentação? Essa é uma dúvida bastante frequente que independe da experiência profissional de cada um. Como algumas empresas solicitam a carta para ajudar no processo seletivo, vale ficar atento às dicas da especialista Fabíola Lago, do portal vagas.com.br .

— Há pessoas que têm muita experiência e dificuldade para selecionar o que destacar em três parágrafos. Outras estão no início da carreira e aí, entusiasmo não falta, mas falta experiência. É preciso equilibrar as informações que serão incluídas nessa carta — explica Fabíola.

 

Veja as dicas:

 

Atenção aos pré-requisitos

 

— Leia e releia os pré-requisitos para candidatar-se e veja como você pode atendê-los a partir da sua experiência profissional.

 

— Não importa se você desempenhou uma das funções há algum tempo. O importante é que você realmente reúna as competências solicitadas em sua apresentação, que depois serão comprovadas no seu currículo.

 

— Destaque e estruture de forma objetiva os requisitos no início da carta. Assim você vai captar a atenção do recrutador rapidamente:

 

Exemplo: Prezado Senhor(a), gostaria de me candidatar à vaga para Analista Sênior de Crédito de sua empresa. Conforme sua especificação, atendo aos seguintes pré-requisitos: Seis anos de experiência no segmento Habilidade para coordenar equipes Conhecimento dos softwares ERP utilizados em sua empresa.

 

Demonstre interesse e conhecimento na empresa contratante

 

— Mostre que, além de possuir as qualidades exigidas, você tem interesse na empresa, conhece seu posicionamento no mercado e está motivado para conseguir o emprego.

 

Exemplo: Acompanho o desempenho da empresa nos últimos anos no segmento XYZ e acredito que posso contribuir para desenvolver estratégias no setor de crédito, uma vez que já passei por uma experiência na empresa ZXD com desafios similares e obtive excelentes resultados.

 

— Indique seu conhecimento na área apontando dados atualizados do setor, tendências e o que você pode oferecer.

 

— Não se prolongue: mais do que quatro parágrafos vai deixar sua carta muito longa.

 

— Dedique-se: escreva, reescreva, leia em voz alta até ficar satisfeito com as prioridades que você selecionou para essa vaga especificamente.

 

— Tenha foco nas necessidades daquela vaga, mesmo que você tenha outras qualidades a oferecer.

 

— Toda a atenção com erros gramaticais e desenvolvimento de ideias. Segundo profissionais de Recrutamento & Seleção o mau uso da língua portuguesa é o principal motivo de rejeição de candidatos, tanto em níveis operacionais quanto gerenciais.

Publicado por: Alexandre Fernandes
Categoria: JANEIRO
Veja no site do anunciante